MULHERES
É possível constatar importantes avanços na garantia dos Direitos Humanos das Mulheres. Entretanto, ainda insuficientes quando se fala em integridade e igualdade de oportunidades. Hoje, a mulher ocupa o papel de chefe de família, empreendedora, trabalhadora e líder em diversos setores sociais. Mérito da Lei Maria da Penha e de tantas outras legislações que vêm para, sobretudo, resgatar o direito à dignidade e potencializar a cidadania, possibilitando o pleno desenvolvimento social, cultural e político, aperfeiçoando a ordem jurídica. É preciso combater a discriminação e o maior aliado é o conhecimento. Enquanto legisladora, apresento matérias e busco, sobretudo, maior efetividade às garantias e direitos constitucionais femininos. Mudar esta realidade é imprescindível e cabe, essencialmente a nós e, por isso, luto por essa causa.
EDUCAÇÃO
Acredito na transformação do Brasil por meio da educação - essa é a ferramenta que modifica e melhora todo o convívio social, é o mecanismo capaz de promover a saúde, diminuir a violência, fortalecer a democracia e a cidadania e preservar os direitos da criança e do adolescente. Para um país crescer, precisa ter educação básica de qualidade e, como professora, conheci de perto as necessidades dos estudantes e dentro das salas de aula. A educação é um direito fundamental, capaz de garantir desenvolvimento social, econômico e cultural.
Ao defender os direitos da pessoa idosa me proponho, sobretudo, a desenvolver serviços sociais, políticas e ações que estimulem a qualidade de vida população. E pensar na saúde dos idosos vai além de oferecer atendimentos médicos e prevenção de doenças físicas. É preciso levar em consideração o aspecto humano de uma pessoa que convive em sociedade e que ainda participa ativamente dela. A consciência social em torno da valorização da pessoa idosa deve ser contínua. Zelar pelos direitos das pessoas idosas significa promover políticas públicas que levam em conta as necessidades dos mais velhos, garantir a não discriminação no ambiente de trabalho, lutar contra todas as formas de abuso e exclusão social.
IDOSOS
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Igualdade - essa é minha inspiração. E é na luta pela busca de igualdade que me dedico à causa da pessoa com deficiência há mais de 30 anos, em trabalhos voluntários. Como parlamentar e, em apenas três anos de atuação legislativa, apresentei muitos projetos que garantem os direitos da pessoa com deficiência. No Brasil, são cerca de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. Defendo que todos eles tenham as mesmas possibilidades de acesso aos bens materiais, serviços e a chance de participar na dinâmica da organização social, familiar e comunitária. Lutar pelos direitos da pessoa com deficiência é respeitar as diferenças e valorizar o ser humano.
FAMÍLIA
Sou cristã e defendo os direitos da família. Acredito que a vida social vem atravessando momentos difíceis. Muitos atacam os valores da família e justificam alguns crimes contra a vida em nome dos direitos da liberdade individual, muitos atentam contra a dignidade do ser humano. A família, "patrimônio da humanidade", constitui um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos. Ela foi e é a escola de fé, palestra de valores humanos e cívicos, lar em que a vida humana nasce e é acolhida generosa e responsavelmente. É nisto que acredito, na família como base para a construção dos princípios mais importantes à vida humana. Essa é a minha bandeira. E junto ao Republicanos, mantenho-me firme com as minhas convicções.