A parlamentar foi requerente da Sessão Solene em alusão ao dia mundial de conscientização do autismo e destacou o apoio às instituições parceiras
Ainda no mês de conscientização sobre o autismo (Abril Azul), a deputada federal Maria Rosas (Republicanos/SP), participou da Sessão Solene em Homenagem ao Dia Mundial do Autismo, de autoria da parlamentar, na manhã da última terça (09), na Câmara dos Deputados. Maria Rosas também é membro da Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da Câmara Federal. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado anualmente no dia 2 de abril, representa uma oportunidade significativa para promover o entendimento e a inclusão das pessoas com autismo na sociedade.
No Brasil, estima-se que existam 2 milhões de autistas. Atualmente, o número mais aceito no mundo é a estatística do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão do governo dos Estados Unidos: uma criança com autismo para cada 110. “Um dos principais desafios enfrentados é a falta de conhecimento e sensibilização da sociedade sobre o autismo Isso pode levar a preconceitos e estigmatização, dificultando a integração social e a aceitação. Como professora de alfabetização, ressalto que a escassez de recursos educacionais especializados e profissionais capacitados para lidar com as especificidades do autismo limita as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional dessas pessoas”, disse a parlamentar.
Na ocasião, além de falar sobre a importância da data, das campanhas de inclusão e acessibilidade e do movimento anticapacitismo, a parlamentar destacou o papel fundamental das instituições como ferramenta no desafio diário em apoiar as pessoas com autismo e seus familiares. “Em São Paulo, nosso mandato apoia por meio de emendas parlamentares cerca de 25 instituições fazem a diferença, transformando a vida de centenas de pessoas, um papel do estado, que infelizmente não consegue atingir, ou ainda desconhece a necessidade”, aponta a deputada.
Legislação para o TEA
No parlamento, Maria Rosas é autora de proposições voltadas para a área, como: o PL 4689/2020 que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, para especificar a terapia nutricional; o PL 333/2023 que prioriza o atendimento psicossocial às mães que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com transtorno do espectro autista; o PL 4342/2020 que aumenta a validade laudos médicos para pessoas para autistas.
Como membro da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD), aqui na Câmara dos Deputados, Maria Rosas afirma que tem se avançado em leis para promover e ampliar o tratamento adequado, o diagnóstico precoce e o enfrentamento ao preconceito e capacitismo às pessoas com autismo, inclusive no mercado de trabalho e na sociedade.
Maria Rosas / Deputada Federal (SP)
Procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados
Secretária estadual do movimento Mulheres Republicanas SP
Coordenadora Regional do Mulheres Republicanas na Região Sudeste
Commentaires