A procuradora da Secretaria da Mulher e deputada federal Maria Rosas (Republicanos/SP) realizou a entrega, na última sexta-feira (24), da premiação do Ensino Médio do Centro de Educação Básica de Bariri (COEBA), oferecida pelo Banco Mundial e pelo Facebook. A entrega foi de troféu, diploma de menção honrosa e kit de equipamentos de produção de conteúdo a cada um dos vencedores da 8ª edição do concurso de vídeos sobre a Lei Maria da Penha, promovido pelos parceiros, em conjunto com a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.
O objetivo do concurso foi incentivar o debate sobre a violência contra a mulher entre jovens de diferentes comunidades e grupos sociais. Esta edição teve como tema central “15 anos da Lei Maria da Penha: como a educação pode ajudar a prevenir violências contra as mulheres? ”, em alusão ao 15º aniversário da Lei 11.340/06 e à Lei 14.164/21, que cria a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher.
A iniciativa reuniu alunos do ensino médio, de escolas públicas e privadas. Ao final, foram escolhidos cinco ganhadores, um para cada região do País. Na região Sudeste, os estudantes vencedores foram do município de Bariri. O mérito foi dos alunos Giovana Benatti, Heloísa Ticianeli, Lívia Demetrio, Fernanda Demétrio, Helena Coletta, Luís Fellipe Giacon, Vinícius de Antonio e da diretora professora Lia Maura Queiroz.
“Essa é uma ação muito importante porque incentiva o debate em comunidades e em grupos sociais, tornando-se uma aliada na conscientização de todos. Avançamos com a Lei Maria da Penha, mas ainda temos muito a fazer no intuito de efetivar ainda mais a proteção das mulheres e, este trabalho também depende de cada um de nós. Os estudantes são parceiros poderosos no combate à violência doméstica, pois levam informação para dentro de casa, para familiares e amigos e ainda, chamando as pessoas para a responsabilidade social”, destacou a deputada.
Na Câmara dos Deputados, a parlamentar, apresentou o PL 4734/2019, que prevê o atendimento 24h pelas delegacias especializadas de atendimento à mulher em todo o País. Também é autora do PL 523/2020, que considera lesão corporal o dano psíquico causado pela violência doméstica contra a mulher. “A violência contra mulher, precisa ser combatida em nosso país em todos os níveis”, concluiu.
Maria Rosas / Deputada Federal (SP)
Comments