top of page
Foto do escritorMaria Rosas

Vamos falar sobre inclusão e exclusão social?


Inclusão social é o termo utilizado para designar toda e qualquer medida que insere pessoas ou grupos excluídos na sociedade. Incluir socialmente é oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos, é combater a intolerância às diferenças de classe e de vulnerabilidade, de etnias, raciais, culturais, religiosas, de idade, de educação, estereotipadas (como no caso de deficiência física, auditiva, visual, mental e múltipla), entre outras.


No Brasil, a inclusão social ocorre principalmente por meio de políticas públicas e ações afirmativas, que são campanhas de iniciativa do Estado, com o propósito de eliminar desigualdades históricas e sistêmicas.


Existem muitos debates na Câmara dos Deputados em torno da inclusão social, como a educação regular e especial da pessoa com deficiência, bem como sua inserção no mercado de trabalho. Enquanto deputada federal, atuo na defesa das causas sociais. Sou autora do Projeto de Lei 2190/2019, que implanta a Política Nacional de “Emprego Apoiado”. O Programa visa à inserção profissional da pessoa com deficiência e também das pessoas em risco de situação de exclusão social. Assim como este, defendo cerca de 26 projetos na Casa que tratam dos direitos e garantias da pessoa com deficiência.


Mas inclusão e exclusão social estão intrinsecamente relacionadas e, isso quer dizer que é necessário compreender o que causou a exclusão antes de criarmos estratégias de inclusão. Mais do que apresentar projetos que incluam os excluídos, é importante ir na raiz do problema. Desse modo, é importante atuar em projetos e medidas que busquem igualdade econômica, social e política para todo cidadão. Isso porque, a exclusão se dá na precarização do trabalho, da sociabilidade e nos estigmas. Logo, a ação deve, então, atacar essas causas para, assim, pôr fim ao estado de exclusão do sujeito ou grupo excluído.


A inclusão social é fundamental para a manutenção da democracia. Por isso, é importante que todo o corpo social aja em conjunto a fim de contribuir com a valorização do ser humano. E por uma questão de cidadania, todos devem fazer sua parte, fomentando a cultura de equanimidade entre os povos. Aqui, no Congresso, continuo legislando para propor constituição democrática aos brasileiros.

Maria Rosas / Deputada Federal (SP)


51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page