#Artigo | Maria Rosas e o compromisso com a saúde da mulher
- Maria Rosas
- há 3 dias
- 2 min de leitura

Outubro chegou e com ele muitas rosas, espalhando esperança e cuidado por onde passam. Esse mês traz consigo uma mensagem de atenção à saúde da mulher, lembrando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A cor rosa significa delicadeza, mas também força e união. É como um convite para que todas as mulheres se cuidem, façam seus exames regularmente e estejam atentas aos sinais do corpo.
Assim como as rosas precisam de atenção para florescer, o corpo da mulher também precisa de cuidado para se manter saudável. Por isso, a campanha de outubro deve ir além do simbolismo. É preciso garantir que a informação e os cuidados cheguem a todas as mulheres, especialmente as que vivem onde o acesso à saúde nem sempre é fácil.
Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil estima 73,6 mil novos casos de câncer de mama em 2025. Esse número reforça a urgência de ações que promovam o cuidado preventivo e o diagnóstico precoce, capazes de salvar milhares de vidas.
Com esse compromisso, tenho a honra de levar a carreta da mamografia para diferentes municípios do meu estado São Paulo. Por meio dessa ação, oferecemos exames gratuitos de mamografia e Papanicolau, que são fundamentais para a detecção do câncer de mama e do colo do útero.
Até agora, já garantimos atendimento preventivo a mais de 9 mil mulheres, em cidades que muitas vezes não contam com estrutura suficiente na rede pública de saúde. Essa é uma das minhas iniciativas que salvam vidas, que leva dignidade, apoio, conselhos e, principalmente, esperança.
Além disso, no parlamento, garanto todo meu apoio às mulheres apresentando projetos de lei que visam fortalecer a prevenção, ampliar o acesso a exames, tratamentos, garantir um atendimento humanizado e de qualidade para a saúde feminina.
Meu trabalho é dedicado a criar caminhos que levem mais cuidado e dignidade às mulheres. Mas também sei que a prevenção começa em gestos simples do dia a dia, como ter uma alimentação equilibrada, movimentar o corpo e respeitar os próprios limites são atitudes que fortalecem não só a saúde física, mas também o bem-estar.
Por isso, continuo trabalhando para que políticas públicas e o incentivo ao autocuidado caminhem juntos, dando a todas as mulheres a chance de viver com saúde, dignidade e esperança.
Não só neste outubro rosa, mas todos os dias, convido todas as mulheres a se unirem nessa causa, fortalecendo a rede de proteção e cuidado que cada uma merece. Juntas, podemos fazer a diferença e florescer!
Maria Rosas / Deputada Federal (SP)
Procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados
Secretária estadual do movimento Mulheres Republicanas SP
Coordenadora Regional do Mulheres Republicanas na Região Sudeste
Comentários