Nos dias 6, 7 e 8 tive a oportunidade de participar de mais um Encontro do P20. Neste ano, em Brasília, o evento marcou a 10° Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20, que reúne representantes das 19 maiores economias do mundo, da União Europeia e da União Africana.
Este encontro oferece uma nova perspectiva sobre como podemos transformar compromissos internacionais em ações concretas para o benefício das sociedades e para o avanço do desenvolvimento sustentável.
Com o tema central “Parlamentos por um mundo justo e um planeta sustentável”, tivemos a chance de ouvir e debater sobre a sustentabilidade, combate à fome, representatividade feminina, inclusão social, assédio e a violência contra mulheres e meninas.
Essa foi, mais uma vez, uma experiência enriquecedora pela troca de ideias que tivemos, pois é um encontro que oferece uma nova perspectiva à governança global, unindo parlamentares para transformar compromissos internacionais em ações concretas e avanço para o desenvolvimento sustentável do mundo e das gerações futuras.
Em questão, foi destacado a importância de promover a inclusão para autonomia e independência das pessoas com deficiência, garantindo que elas possam exercer plenamente os direitos, com acesso à educação, saúde, ao trabalho e na vida social de qualidade.
Além disso, o evento apontou sobre a importância da participação das mulheres na política, reafirmando nosso compromisso com a construção de um futuro justo e destacando o papel fundamental da mulher como condutora de mudanças na política, na economia e na comunidade.
Mulheres no P20
Em julho deste ano, Maceió foi palco da primeira reunião das mulheres parlamentares do P20, um evento que tive a honra de participar junto com a liderança do Brasil à frente do grupo.
Neste evento, temas urgentes, como justiça social e sustentabilidade foram discutidos, servindo como uma importante plataforma para promover diálogo internacional e fortalecendo as ações conjuntas em busca de soluções globais para desafios comuns.
Papel do legislativo
Como deputada federal e 1° Procuradora da Mulher, tenho consciência da minha contribuição nesse processo, pois somos nós, os parlamentares, que temos a missão de transformar acordos internacionais em medidas concretas que impactam a vida das pessoas, construindo soluções eficazes para a sociedade.
Por isso, destaco aqui que, eventos como o G20 e o P20 são cruciais para a troca enriquecedora entre líderes de diversas partes do mundo. São espaços únicos
permitindo que construamos projetos de lei e ideias de forma justa. Cada encontro como esse é uma oportunidade de avançarmos juntos, alinhando esforços e buscando estar à frente de causas que precisam do nosso apoio.
Maria Rosas / Deputada Federal (SP)
Procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados
Secretária estadual do movimento Mulheres Republicanas SP
Coordenadora Regional do Mulheres Republicanas na Região Sudeste
コメント