Todos querem viver a democracia. Mas você sabe qual é a sua definição? Muitas pessoas explicam que democracia é um regime político, ou seja, é uma forma de organização do conjunto de instituições políticas do Estado. Outros dizem que é a presença das eleições ou quando a maioria da população decide por algo, fazendo uma escolha – o que é verdade e importante, mas isso não define tudo. No entanto, não existe somente um conceito, pois há de se considerar que as democracias se apresentam em graus diferentes de desenvolvimento.
Por isso, ainda que não haja uma só definição, entendo que onde há expansão da cidadania, onde muitos brasileiros se tornam cidadãos de uma forma mais profunda, há o exercício da democracia.
No último domingo, vivemos uma disputa histórica na eleição de segundo turno dos presidenciáveis Bolsonaro e Lula mas, quero destacar, especialmente, 77 milhões de brasileiras que foram às urnas para exercer o direito conquistado após muita luta: o voto feminino. Isso também é democracia. Atualmente, depois de nove décadas do primeiro voto (o Código Eleitoral Brasileiro passou a assegurar o voto feminino em 24 de fevereiro de 1932), as mulheres representam a maioria dos eleitores brasileiros: 52,65% do eleitorado.
É na democracia que manifestamos uma sociedade efetivamente mais justa. E como procuradora-adjunta da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e parlamentar de segundo mandato, quero continuar trabalhando, na 57ª legislatura, pelo seu fortalecimento: nos movimentos de inclusão social, na garantia dos direitos da pessoa com deficiência e das mulheres, na qualidade do ensino, na elaboração e fiscalização de leis que realmente façam diferença positiva na vida da população. Ainda que estejamos vivendo, no Brasil, um cenário com opiniões e convicções tão diferentes, minha atuação será sempre em prol do ser humano, pelo bem do povo que me elegeu como sua representante.
Concluo reforçando a importância da democracia e isso prova que, assim como aponta o vocabulário grego, demos (povo) e kratos (poder): o poder é do povo!
Maria Rosas / Deputada Federal (SP)
Perfeito seu texto sobre democracia! Que o Brasil se una pelo bem da nação. Imagina se a maioria dos eleitores que fizeram suas escolhas através do voto não for respeitado? Que todos os representantes do povo ( deputados, vereadores, senadores, prefeitos) se unam para pacificar esse pais em prol da democracia.